AA Topografia e Engenharia - Rio Branco - AC

1. Comece pelas normas técnicas

Um dos aspectos mais importantes para a realização de um levantamento topográfico de qualidade é o atendimento às normas. São elas que vão orientar o trabalho e padronizar a apresentação, garantindo que o projeto seja facilmente entendido pelos profissionais aos quais se destina.

No Brasil, a principal entidade regulamentadora é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para topografia utilizamos uma  norma específica para Execução de Levantamentos Topográficos que é a  NBR 13.133:1994.

Existem outras normas que são aplicáveis de acordo com o tipo de trabalho a ser executado, como:

Na hora de realizar um levantamento topográfico, deve-se escolher metodologias e equipamentos que atendam as normas. O mesmo vale para a representação gráfica dos projetos, que também devem estar padronizados.

2. Defina o escopo e os requisitos do projeto

Antes de começar um levantamento topográfico, é fundamental saber para que o seu projeto será usado. Diferentes projetos podem necessitar de diferentes níveis de detalhe, e conhecer as necessidades do cliente pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro.

Por exemplo, as informações necessárias para o georreferenciamento de um imóvel rural podem não ser as mesmas que um arquiteto necessita. Conversar com o seu cliente sobre as necessidades do projeto vai permitir que você concentre seus esforços em mapear o essencial. Isso vai garantir a satisfação do cliente, a qualidade do projeto e a economia de esforços e recursos.

Em geral, um levantamento topográfico pode ser solicitado para:

Cada um desses projetos tem seu próprio escopo, e conhecê-lo vai ajudá-lo a definir os requisitos que você deve atender.

3. Tenha um pré-projeto em mãos

Fazer um pré-projeto é o primeiro passo que você deve dar na hora de realizar um levantamento topográfico. Uma vez que você conhece as necessidades do seu cliente, deve planejar a execução do seu projeto.

Nesse ponto, você deve buscar reconhecer a área, analisar os aspectos mais relevantes do terreno e definir o que será mapeado. Essa prática vai permitir que você, por exemplo:

4. Defina o método e os equipamentos mais adequados

Baseado nas necessidades do seu cliente e nas características do terreno, você necessitará definir um método. Essa definição deve ocorrer na fase de pré-projeto e pode incluir um ou mais dos seguintes métodos principais:

Esses métodos podem ser aplicados individualmente ou em conjunto, a depender das características do terreno. Para cada um deles, existe uma série de equipamentos disponíveis, com diferentes níveis de precisão e avanço tecnológico. Você pode, por exemplo, considerar utilizar Estações Totais, Sistema GNSS RTK ou pós processado, Nível Topográfico, Laser Scanner, Drones, entre outros.

5. Invista em qualidade e tecnologia

Os equipamentos para topografia passaram por uma grande inovação nos últimos anos, mudando a forma de trabalho dos profissionais do ramo.

Hoje em dia, é possível utilizar ferramentas de alta precisão e fácil manuseio, otimizando o dia a dia dos topógrafos, aumentando a qualidade dos serviços oferecidos e possibilitando a realização rápida dos trabalhos.

Assim, investir em equipamentos de ponta garante alto rendimento e confiabilidade

6. Entregue um levantamento topográfico de qualidade

De nada adianta realizar bom levantamento se você não garante a qualidade do produto entregue. Assegure-se de elaborar um material técnico completo, com todas as plantas topográficas, seções, croquis e memória técnica, tudo de acordo com as normas e convenções de representação.

Além disso, não se esqueça de incluir os certificados de calibração dos equipamentos utilizados. Eles são a garantia de que o seu serviço é confiável, e seus resultados precisos, e entregá-los contribui para a satisfação do seu cliente.

Pode ter certeza de que, seguindo essas dicas, você vai conseguir realizar um levantamento topográfico de qualidade. Como resultados, você verá a economia dos seus recursos, o aumento da sua rentabilidade e a fidelização dos seus clientes.