Do grego, topos = lugar e grafia = descrição, a topografia é o estudo que descreve e representa com detalhes uma superfície de terra. A ideia principal é entender o relevo, produzindo dados que serão utilizados para elaborar um plano de construção mais eficaz e seguro.
O levantamento topográfico é feito através da planialtimetria, composta pelas informações planimétricas (horizontalmente, como uma planta baixa do terreno), que representam o terreno sem levar em consideração o seu relevo, e a altimétrica (verticalmente) que determina as diferenças de nível do terreno. Mas, por que fazer um projeto topográfico?
Este levantamento é de grande importância na elaboração de projetos de construção civil, pois com ele em mãos, medem-se os perímetros e a área total do terreno disponível para a execução da obra, mas ele vai muito além disso, pois com ele é possível avaliar:
-
Os meio fios;
-
Arruamentos internos;
-
Alinhamentos de muros e cercas;
-
Marcos demarcatórios;
-
Árvores;
-
Caixas de drenagem;
-
Edificações existentes;
-
Edificações confrontantes;
-
Indicação do sentido do trânsito;
-
Existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível;
-
Taludes;
-
Rochas, entre outros.
Um projeto topográfico permite avaliar tanto o preço, como também se o seu investimento lhe trará retorno financeiro levando sempre em consideração as leis do regem o plano diretor de seu município.
Ou seja, um projeto topográfico analisa a viabilidade do projeto, assim como as imperfeições do terreno, permitindo identificar as áreas que necessitam de aterramento ou corte para a construção, evitando o retrabalho e o desperdício de dinheiro, que levam a um atraso no prazo de entrega.